segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Notícia 2 - Falando sobre Leitura

Para quem trabalha com livros, é inevitável, - por ser apaixonante -, falar sobre leitura. E se quem está do outro lado é outro amante de livros, tanto melhor, pois o assunto se torna inesgotável. Talvez por conta disso, sou muitas vezes convidada para falar com alunos e professores sobre o tema. Geralmente, com os alunos, falo sobre meus próprios livros e divido com eles alguns segredos. Quando e por que o livro nasceu, qual a motivação maior, com qual personagem mais me identifico, enfim, o papo é interminável, principalmente quando eles já leram a história e se encantaram com ela.
Interessante é que, no início da minha carreira, eu costumava dizer que escrevia para não ter de falar. Minhas palavras estavam lá, registradas, para quem se desse ao trabalho de descobrir uma história, para quem gostasse de ler. Mas isso foi um engano, pois os livros me levam a falar cada vez mais. Parece contraditório, pois imagina-se que um livro fale por si, dispense explicações, mas quando o assunto é discutir literatura na escola, por exemplo, o livro é apenas ponto de partida. Muitas vezes, é a partir de uma história que a curiosidade desperta, como se novas portas ou janelas tivessem sido abertas (e foram), e o leitor acaba se perguntando, afinal, o que ele pensa a respeito daquelas ideias todas que os personagens andaram discutindo. Talvez aí a magia, a sede, o "gosto de quero mais" (título de um de meus livros, muito embora o tema lá seja outro) que trazem os livros. Então, voltando ao que eu dizia, muitas vezes sou chamada para falar com meus leitores. Quando leitores crianças, falar mais sobre a temática do livro, porém, quando o público é adulto, basicamente educadores e amantes da leitura, a discussão vai muito além. Não falamos apenas sobre assuntos teóricos, pedagógicos - o "como" se dá a leitura, por exemplo -, mas sobre o encantamento da palavra sobre a qual pousamos os olhos e, de repente, nos damos conta do caldeirão mágico de sensações que nos provoca o seu entendimento - (eis aí a chave da leitura: o entendimento que, infelizmente, nem todos alcançam). E se a palavra é mágica, o que dirá o livro e a leitura que dele fazemos. Ah, mas este assunto é mesmo inesgotável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário