segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Noticia 1 - Livros mais recentes

No final do ano passado, lancei 09 livros infantis e juvenis, todos com a Editora Aquariana / DeLeitura e com propostas e projetos gráficos bem interessantes. Sete deles fazem parte de uma coleção de recontos. A partir de histórias extraídas da tradição oral, foram feitas adaptações para os dois públicos - infantil e juvenil - de modo que cada "nacionalidade", digamos assim, tenha um par de livros. Com formato e ilustração adequados a cada público, as duas coleções ficaram lindas. Artistas de primeira linha criaram as capas e as ilustrações de cada par de livros. Seus nomes: Hugo Araújo (indianos), George Amaral (chineses), Edu Mendes (russos), Caleb Souza (vikings). Bem, vai ficar mais fácil entender o projeto, visualizando os livros aqui. Mas vale, antes, dar o nome das coleções:  Coleção Lanterna Mágica (infantil) e Coleção Contos Mágicos (juvenil). Vamos a eles.





Você vai notar que falta, aí, o correspondente juvenil dos contos vikings por não ser livro de minha autoria, mas de Fernando Alves. Dele, só participei da coordenação editorial e o livro se chama "O navio fantasma".

Falei em 09 títulos e, assim, faltam dois. Livros que não fazem parte desta coleção, mas de um projeto antigo meu sobre os contos de fadas, depois de anos de estudo sobre o tema. São livros independentes, porém, fruto de uma mesma linha de estudos sobre arquétipos, mitos e símbolos que, muito embora façam parte dos contos mágicos tradicionais, falam sobre a natureza humana em qualquer época. Assim surgiu, primeiramente, Espelhos Partidos - um conto sem fadas, que conta uma história de amor de uma jovem por um homem que tem o dobro da sua idade. A problemática do livro não está na diferença de idades, mas sim, no fato de a protagonista, Flávia, colocar todas as suas expectativas na existência deste amor, ou melhor, deste homem, na sua vida. Flávia, como fazemos sempre que nos encantamos por alguém, passa a amar-se a partir do olhar deste outro, passa a gostar não apenas dele, mas da pessoa que ela se torna diante do olhar apaixonado dele. Perde seu amor próprio, acredita que o seu valor pessoal está fora, está naquilo que ele a faz sentir. Não vou contar a história, mas o fato é que quando este homem parte, Flávia perde o seu próprio eixo, sua referência, e passa a ter atitudes totalmente estranhas. Coisas que ela não faria (e nós não faríamos também) se não estivesse completamente entregue a esta paixão não correspondida. A capa e a diagramação deste livro são da minha filha, Thais. 


Na sequência, nasceu um outro projeto que adorei fazer e pretendo levar adiante com outros temas. Trata-se de um livro com duas capas ("vira-vira") que conta duas histórias independentes, mas que se complementam. Você pode ler uma delas apenas, mas a leitura das duas dará detalhes importantes. Chama-se O Ser / O Ter. Neste livro, queria falar um pouco com as crianças sobre consumismo, sobre a necessidade que às vezes sentimos de possuir tantas coisas, e da pouca importância que damos para aquilo que, de fato, somos ou pretendemos ser. Apesar da importância do tema, quis abordar isso de uma forma mais leve e lúdica para o pequeno leitor, criando dois personagens bem interessantes, o Ser - um extraterrestre - e o Ter - um rei bem ganancioso - que, a partir de diálogos, rimas, metáforas e muita magia, vão dando lá os seus recados. As ilustrações lindas da Tati Móes enriquecem o livro. A cena central "fecha" o livro é comum às duas histórias. Sou suspeitíssima, claro, mas este livro é muito, muito especial.  

2 comentários:

  1. Sonia,
    Parabéns pelo blog e pelas publicações, todas excelentes. Tenho muito orgulho de ter participado. Quero muito ler o Espelhos Partidos, em breve vou fazer isso. Grande abraço!

    George Amaral
    www.georgeamaral.com

    ResponderExcluir
  2. Oi, George.
    Não apenas leia, mas comente. Espero que goste da leitura. Tem um olhar feminino, mas fala sobre todos nós. Abs, Sonia.

    ResponderExcluir